Conheçam o Ranking e o Campeonato Brasileiro 2024

Conheçam o Ranking e o Campeonato Brasileiro 2024

Conheçam o Ranking e o Campeonato Brasileiro 2024

A CBCA apresenta os pontos principais do Modelo Ranking RBCA e FINAL que serão implementados em 2024.

O modelo buscar atender as demandas apresentadas pela Comunidade entre elas :

• Integração da disputa nacional
• Fortalecer os Campeonatos Estaduais
• Flexibilidade de datas para os Organizadores
• Reduzir os custos de viagens dos Atletas

• Provas mais longas e/ou disputadas sejam mais remuneradas em termos de pontuação no ranking;

•Permitir uma FINAL em igualdade de condições entre as equipes que estiverem participando do cenário com um mínimo de assiduidade.

A CBCA está trabalhando no desenvolvimento e automatização do ranking para integração no Site da CBCA.

O regulamento completo está sendo redigido, com todos os seus detalhes, e será publicado antes do início da temporada 2024.

Diretoria CBCA 2020 – 2024

 

RBCA 2024

– Duração do ciclo do Ranking : 12 meses;

– Ranking publicado mensalmente, contendo as provas com largada até o último dia do mês imediatamente anterior.

Exemplo: o ranking publicado durante o mês de maio/2025 considerará os resultados das provas cujas largadas ocorreram entre 1º de Maio/2024 e 30 de abril/2025.

 

– Elegibilidades da Provas :

TODAS as provas reconhecidas como participantes dos Campeonatos Estaduais

TODAS as provas realizadas em estados sem Federação porém reconhecidas como classificatórias estaduais

– PERMIT por evento de R$2,00 (dois reais) por Atleta inscrito.

 

– Regra de formação das equipes (padrão ARWS); a equipe pode correr com mais atletas, mas resultados serão descartados. Contará o “pool” de 7 atletas (quartetos) e 3 atletas (duplas) que obtiver a maior pontuação;

– NÃO haverá Taxa de Filiação de Atletas ou Equipes.

– A pontuação de cada equipe será dada pelas 4 maiores pontuações obtidas durante o ciclo de 12 meses, respeitando-se o limite de atletas.

 

Pontuação-final (PF) = PB*FD*FC (ver abaixo);

Pontuação Base (PB)  = Pontos pela classificação da equipe na prova (1= 100pontos, 2 = 85pontos, 3…)

·Fator duração (FD): tempo de conclusão do campeão da prova na respectiva categoria (dupla masculina, mista/feminina ou quarteto);
  • o0 a 2h59: Fator = 0,25;
  • o3h a 5h59: Fator = 0,50;
  • o6h a 11h59: Fator = 0,75;
  • 12h a 23h59: Fator = 1,0;
  • 24h a 47h59: Fator = 1,5;
  • Acima de 48h: Fator = 2,0;
É irrelevante, para o cálculo de FD, se o percurso foi concluído pela equipe campeã integralmente conforme proposto ou com cortes.
·Fator concorrência (FC)
  •   Fator base: 1,0.
  •   Presença de equipes Top 5 (quartetos) ou Top 3 (duplas): + 0,2  por equipe;
  •   Presença de equipes entre Top 6 e Top 10 (quartetos) ou Top 4 e Top 5 (duplas): + 0,1 por equipe.

Durante os 7 primeiros meses de 2024, o fator concorrência será calculado com base na soma dos rankings finais dos Circuitos Brasileiros de 2022 e 2023.

A partir de agosto/2024, passa-se a considerar, para o cálculo do FC, o ranking publicado no mês imediatamente anterior, com os resultados das provas realizadas até o fim do mês anterior a esse (conta a data da largada).

Exemplos:

Uma prova realizada em julho ou qualquer mês anterior utilizará a soma dos rankings finais dos Circuitos Brasileiros de 2022 e 2023 para o cálculo do FC;
Uma prova realizada em agosto utilizará para o cálculo de FC o RBCA publicado em julho, que conterá os resultados da todas as provas com largada até o dia 30 de junho.
Uma prova realizada em novembro utilizará para o cálculo de FC o RBCA publicado em outubro, que conterá os resultados da todas as provas com largada até o dia 30 de setembro.

Presença de equipes internacionais – considera-se o ciclo do ranking ARWS publicado até o final do mês imediatamente anterior:

  • Presença de Equipe Top 10: + 0,3 por equipe;
  • Presença de Equipe entre Top 11 e Top 30: + 0,2 por equipe;
  • Presença de Equipe entre Top 31 e Top 50: + 0,1 por equipe.

Obs.: este fator NÃO é cumulativo com o fator nacional. Uma equipe presente em ambos os rankings (ARWS e RBCA) contribuirá somente com o maior dos fatores.

 

Campeonato Brasileiro (Prova Única)

O Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura será disputado em prova única, a ser realizada em data a definir, preferencialmente no final do ano, e definirá os Campeões Brasileiros de Corrida de Aventura nas categorias Quarteto Misto, Dupla Masculina e Dupla Mista/Feminina.

O rodízio entre as regiões do País para sediar a final, vigente desde 2017, continuará a sê-lo;

Estarão aptas a disputar o Campeonato as equipes que tenham participado, no corrente ano, utilizando-se de no máximo 7 atletas (quartetos) e 3 atletas (duplas), de pelo menos 3 (três) provas válidas pelo RBCA, de quaisquer distâncias, independentemente de terem concluído a prova e dos resultados obtidos; só é obrigatório que tenham largado nas 3 provas.

Caso mais atletas que o máximo tenham sido utilizados, algumas participações serão descartadas, e o critério para disputar o título brasileiro continua sendo de 3 participações com o número máximo de atletas (7 para quartetos e 3 para duplas).

A equipe que participará da Final disputando o título precisa estar integralmente composta por atletas dentre estes 7 (quartetos) ou 3 (duplas).

 

O regulamento completo está sendo redigido, com todos os seus detalhes, e será publicado antes do início da temporada 2024.

Diretoria CBCA 2020 – 2024